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CURSO DE TÉCNICA LEGISLATIVA

O curso de Técnica Legislativa, em seu módulo teórico, tem o objetivo de capacitar os servidores e membros do Tribunal para a elaboração e redação de novos atos normativos, alteração de atos normativos em vigor, interpretação de normas e sobre as linhas gerais para a consolidação das normas internas, a partir da Lei Complementar nº 95, de 1998, do Decreto nº 9.191, de 2017, do Manual de Redação da Presidência da República, em sua versão atualizado, quanto ao tópico Técnica Legislativa e Atos Normativos. Integra a abordagem do curso a apresentação de matérias que orientam sobre a estruturação de normas, suas partes, elaboração e composição de artigos de lei, divisões internas e agregações, critérios para obtenção de clareza, ordem lógica e precisão do texto, além de metodologia, baseada na ciência da legislação e na legística, que permite a construção de conteúdos que integram a lei.

22 a 24 de maio de 2024

Objetivos Gerais

Trabalhar didaticamente o conteúdo da técnica legislativa a partir das orientações de legística formal e material, tendo em conta a clareza, racionalidade, a objetividade e a efetividade da lei e das normas de regulação e de seus efeitos, a partir da matriz constitucional brasileira.

A quem se destina

Diretores legislativos, técnicos que atuam na área de elaboração de projetos de lei, assessores parlamentares, assessores de comissão, assessores jurídicos, procuradores, contadores, economistas, administradores, técnicos do poder judiciário, membros de poder, técnicos do ministério público e do tribunal de contas, técnicos de agência de regulação e demais servidores e profissionais interessados.

Conteúdo programático

•A função social da lei na Constituição Federal e seus diálogos com a administração pública e com o cidadão

•A elaboração de uma lei: exigência de método para alcance da qualidade legislativa – técnica legislativa

•A construção do conteúdo de uma lei, suas espécies normativas e dos atos infralegais (legística material)

•A elaboração de um texto de lei e sua redação – como elaborar uma lei em linguagem clara, simples, objetiva e precisa 

•Estudo das cláusulas normativas especiais de vigência e de revogação

•Por que não se usa mais a cláusula orçamentária?

•Como alterar uma lei em vigor?

•A importância da justificativa da norma, de seus “considerandos” e de sua contextualização no espaço e no tempo

•Os efeitos da Lei Complementar nº 95, de 1998, com a atualização realizada pela Lei Complementar nº 107, de 2001, do Decreto Federal nº 9.191, de 2017, e do Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, 2018) nas normas infralegais e no regimento interno 

•Linhas orientadoras para a consolidação das leis e das normas infralegais

 

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Instrutor(a)

André Leandro Barbi de Souza

Advogado, fundador, sócio e diretor do IGAM (www.igam.com.br), professor com especialização em direito político, autor dos livro A Lei, seu Processo de Elaboração e a Democracia (2013) e O que é ser Vereador (2017), autor de artigos técnicos publicados em revistas especializadas no Brasil e em Portugal, avaliador de artigos para a Revista de Estudos Legislativos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, professor de cursos in company ministrados junto a escolas de magistratura e de ministérios públicos estaduais, tribunais, escolas de assembleias legislativas, câmaras municipais e prefeituras, professor de cursos e capacitações realizadas pelo IGAM, palestrante convidado para eventos estaduais e nacionais relacionados à administração pública e à atuação parlamentar, especialmente os dirigidos a vereador e servidor de câmara municipal, pesquisador na área jurídica relacionada com processo legislativo, legística e técnica legislativa, parecerista e conferencista.

Local

Curso EAD síncrono (online - ao vivo)

Mais Informações

Carga Horária: 12 h/a

Horário: 8h30 às 12h30 (horário Brasília)

Incluso: Apostila em PDF, Certificado.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.680,00

Formato: Curso EAD Síncrono (on line 100% ao vivo)

•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos.

•O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais. 

•Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.

•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas.

•Apostila em PDF enviada por email ao responsável em até 24 horas antes do início do curso.

•Certificado 

•O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 15 dias.

Os participantes deverão possuir os requisitos técnicos recomendados:

•Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits).

•Memória: 4 GB de RAM   Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível

•Display: Resolução de tela 1024 x 768

•Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica

•Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional.

•Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior

•Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão

 

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Dados para Empenho: 

Supercia Capacitação e Marketing Ltda.

CNPJ: 11.128.083/0001-15

Av. Eduardo Elias Zahran, 420 - Jardim Paulista – Campo Grande - MS - 79050-000

Certidões Negativas: http://www.supercia.com.br/certidoes

Dados Bancários: Banco do Brasil:   Ag. 2936-X c/c: 132867-0          

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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